| 

Submissão de Projetos de Pesquisa envolvendo OGM

Sistema em desenvolvimento.

CIBio Departamento de Radiologia e Oncologia

Inscrição de projetos que envolvam trabalho com OGM desenvolvidos na(s) seguinte(s) área(s) de experimentação:

PROCESSO CIBio NOVO

PROCESSOS CIBio INICIADOS


Sobre a CIBio Departamento de Radiologia e Oncologia

Atualmente, o Certificado de Qualidade em Biossegurança do nosso departamento abrange trabalhos com OGM em Nível de Biossegurança (NB) I e II. Os estudos em NBI são aprovados em reuniões ordinárias bimestrais conforme agenda pré-estabelecida (calendário anexo) ou ad referendum em casos específicos. Entretanto, os trabalhos em NBII, devem ser encaminhados pela CIBio para apreciação pela própria CTNBio.

Do encaminhamento

REVER AS ORIENTAÇÕES DE ENCAMINHAMENTO
O Formulário de Encaminhamento devidamente preenchido e assinado juntamente com o Projeto de Pesquisa que envolva manipulação com OGM devem ser encaminhados, em uma via (NBI) ou duas vias (NBII), para a Secretaria do CTO, aos cuidados da Sra Cristiane Lana. Ela entregará seu número de protocolo. Solicitamos também o envio eletrônico do projeto em pdf e do formulário digitalizado preenchido e assinado, renomeado com o número de protocolo conforme exemplo: 15-0XX Projeto e 15-0XX Formulário. Enviar para flavia.mangone@hc.fm.usp.br.

A documentação deve ser encaminhada pelo menos uma semana antes de cada reunião para que possa entrar em pauta. Não será aceita documentação incompleta!

Esse encaminhamento é paralelo e independente da submissão ao Conselho de Ética em Pesquisa (CEP)

A etapa do projeto que envolve manipulação de OGM só poderá ter início após a aprovação pela CIBio

Do Formulário
Para os pesquisadores alocados no Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO) o Formulário vigente está disponível no servidor de arquivos departamental srvapl02.icesp.localServidor_Arquivos_DepartamentalCTOCompartilhamentoCIBio. Para os demais pesquisadores, uma cópia do Formulário pode ser solicitada via e-mail para flavia.mangone@hc.fm.usp.br, andreia.otake@hc.fm.usp.br ou lara.zimmermann@hc.fm.usp.br

Do preenchimento do Formulário
Atenção ao preenchimento do local de desenvolvimento do projeto! Em projetos que envolvam trabalho com animais, deverá constar também a descrição do local de criação e de experimentação animal.

Áreas de Experimentação cobertas pelo CQB 0084/98 dessa Comissão:
- Centro de Investigação Translacional em Oncologia.
- Centro de Medicina Nuclear

Caso o projeto envolva áreas de experimentação, tanto em NBI quanto NBII, diferentes das cobertas por este CQB, citar o no do CQB da referida área e apresentar a Carta de Aprovação desse projeto por essa CIBio

Todos os campos devem ser preenchidos. Quando necessário, escrever “não se aplica”.

Qualquer dúvida quanto ao preenchimento do Formulário, entre em contato com membros da Comissão: Dra Andreia Otake (andreia.otake@hc.fm.usp.br) ou Dra Flavia Mangone (flavia.mangone@hc.fm.usp.br).

O preenchimento indevido do formulário acarretará na notificação ao pesquisador e a carta de aprovação do projeto será emitida somente quando sanadas as pendências.

 

Comissão Interna de Biossegurança
  (11) 3893-3013/3009   flavia.mangone@hc.fm.usp.br
Av. Dr Arnaldo, 251 - 8º andar
CEP 01246-000
São Paulo - SP

Copyright © 2009 DTAPEP - Biotério Central da FMUSP. Todos os direitos reservados.