(55.11) 3061 7412 | 

SETOR: Zebrafish
 

Zebrafish - apresentação

Zebrafish, peixe-zebra ou paulistinha é um pequeno teleósteo (3-4 cm) de água doce, da família Cyprinidae, com origem asiática que nos últimos anos vem atraindo a atenção da comunidade científica.

Seu uso como modelo animal em pesquisas ainda é recente, porém muito vantajoso dado a sua fácil manutenção, pequeno porte, econômicos para criação, rápido metabolismo, com alta taxa reprodutiva e com seu genoma completamente sequenciado. Os genes deste teleósteo são evolutivamente conservados e apresentam um alto grau de similaridade com os genes humanos e de camundongos. 
Constituem excelente modelo experimental para estudos comportamentais, genéticos, toxicológicos e para desvendar o mecanismo de diversas doenças humanas bem como testar novos agentes terapêuticos. As características de sua embriogênese são bem conhecidas, assim como o destino celular durante o seu desenvolvimento.

Diante de todas essas vantagens, o Biotério Central da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo disponibiliza sua Unidade de Zebrafish para a comunidade científica. Esta seção do Biotério Central funciona como uma unidade multiusuário dentro da Rede PREMIUM. Solicitações para uso dos serviços oferecidos, obrigatoriamente deverão passas por entrevista para apreciação do projeto e levantamento de custos de manutenção.

 



Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Diretoria Técnica de Apoio ao Ensino e Pesquisa
Biotério Central da FMUSP
  (55.11) 3061 7412   dir.biot@fm.usp.br
Av. Doutor Arnaldo, 455
Cerqueira César - CEP: 01246-903
SP - Brasil

Copyright © 2009 DTAPEP - Biotério Central da FMUSP. Todos os direitos reservados.